quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Resenha I
Museus como laboratório


No dias de hoje os museus são valioso aliados dos educadores que atuam nas ONGS, assim como dos educadores escolares, são os departamentos de educação dos museus. No Brasil, os primeiros serviços educativos em museus foram organizados nos cinqüenta por Ecyla Castanheira e Sigrid porto, no Rio de Janeiro, os grandes museus como de Artes Moderna (MAM) do Rio, que movimentou a cidade com o Domingos da Criação e com ateliê para crianças e adolescentes conduzido por Ivan Serpa.
A partir da década de 90, por estes motivos ou por um maior desenvolvimento da consciência social, muitos museus criaram setores educacionais. As escolas se tornaram um publico alvo e mais numeroso dos museus, e com isso vem aumentando os números de visitante, o MASP recriou seu setor educacional e novos foram organizados em museus como o MAM/SP, MAM/RJ, MAC/ Niterói, MARGS/Porto Alegre, MAMAM/Recife, centro cultural do Branco do Brasil (Rio, SP, Brasília), Instituto Cultural Itaú, Museus de Belém, de Curitiba, de Belo Horizonte, de Florianópolis.

O SESC ainda organizou dois importantes cursos de Artes/Educação: “A compreensão e o prazer da Arte”, em 1998, e “A Compreensão e o prazer da Arte: além da tecnologia”, em 1999, trazendo muitos professores estrangeiros e os melhores arte/educadores do país, alem de designers e artistas, que usam as novas tecnologias como mediação e linguagem. Até hoje, no Brasil, só um catálogo de exposição publicou, além de textos críticos, um texto dos artes/educadores encarregados dos projetos educacional.
Hoje ficou ainda cada vez mais fácil, visitar os museus, através da tecnologia, em acessar a internet, e com isto qual quer pessoa pode acessar os museus, isto e importantes para nós.

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